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Tecnologia e Recursos Humanos

"É comum ouvir-se, por parte de gestores, que o maior desafio reside na gestão de pessoas. Uma verdade transversal a todos os setores de atividade, da qual os oficinal e de aftermarket automóvel não são exceção." - Cristina Cardoso, CSO da Alidata no Jornal das Oficinas
Tecnologia e Recursos Humanos

Acresce agora, à liderança das organizações, a nova realidade trazida pela pandemia. Passou a ter de se gerir uma força de trabalho que tende a permanecer remota e flexível, o que traz novos desafios quanto à produtividade, agilidade, retenção de talentos, avaliação de desempenho, comunicação, envolvimento com a organização e muito mais.

Temos assim, neste contexto, uma oportunidade única de reflexão e tomada de medidas adequadas, alavancadas em tecnologia de suporte à gestão de pessoas, que permitam às empresas estarem atualizadas, preparadas para o futuro e promoverem assim o seu crescimento. É o momento de dar sentido à frase feita: “os colaboradores são o capital mais valioso das organizações”.

O presente clama por ganhos de agilidade, economia de tempo, evitar duplicação de tarefas e dispersão da informação, para além de uma visão global dos processos, em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

Exigem-se soluções flexíveis, abrangentes, integradas e transparentes que satisfaçam, na mesma medida, a empresa e o trabalhador, ou mesmo prestadores de serviços e entidades externas. Do recrutamento e seleção, à avaliação 360 graus, a camada tecnológica de suporte dá resposta a todos os processos não produtivos e burocráticos, como processamento de salários, mapas de férias, ou cumprimento de obrigações legais.

Começando pelo sempre crítico recrutamento e seleção, tem de ser suportado numa estrutura eficiente. Só assim é possível realizá-lo com qualidade e atrair o melhor talento disponível no mercado. O suporte tecnológico abarca desde a inserção de vagas e criação e publicação de anúncios, criação de timeline do processo seletivo, indicadores de anúncios (custo vs número de candidatos), seleção e aprovação do candidato, match up de vagas, histórico de candidaturas, dados dos candidatos, templates de resposta, classificação de requisitos, pareceres e rubricas salariais.

Quando passamos à fase seguinte, temos a avaliação de desempenho 360 graus. Uma ferramenta que permite reconhecer o desempenho individual dos colaboradores e avaliar a sua performance. Otimiza o sistema de avaliação dos recursos humanos, minimizando a subjetividade. O colaborador recebe apreciações simultâneas de diversas fontes: os seus pares, superiores ou subordinados.

Se tudo isto é essencial numa gestão de pessoas moderna, preparada para o futuro e focada em ganhos e eficiências, em minha opinião, e pela experiência de mercado, fica completa com uma ferramenta de comunicação ágil que disponibiliza total visibilidade e promove a comunicação com o colaborador em qualquer hora ou local. Falo da plataforma web, Portal do Colaborador.

Basta ver as suas principais funcionalidades para se perceber os ganhos de eficiência, transparência e de envolvimento. Esta solução permite a consulta e impressão dos recibos de vencimento, declaração de IRS e outros documentos do colaborador, fazer pedido de declarações, marcação e aprovação de férias, mapa de férias geral e por departamento, pedido e aprovação de ausências, alteração dos dados pessoais e de currículo, inserção e aprovação de dados de cadastro de novos colaboradores, pedidos de formação, consulta de movimentos de penhoras ou ligação a sistema de relógio de ponto.

Se é certo que os desafios são crescentes, factual é também que a tecnologia de suporte à gestão de recursos humanos vem, não apenas dar resposta, como acrescentar valor e gerar ganhos, aos mais diversos níveis, às organizações.

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