Notícias

Empresário de Cernache espalha tecnologia pelo mundo

“80% do que sou, como homem de negócios, aprendi-o com o meu pai que tinha uma mercearia.” Nascido em Cernache do Bonjardim há 50 anos, Fernando Amaral é hoje um dos maiores empresários de sucesso na área das tecnologias de informação em Portugal. A Comarca da Sertã veio conhecer o empreendedor que, há dez anos, comprou a área de negócio que dirigia numa das maiores consultoras mundiais, a Capgemini. Hoje, lidera um grupo de oito empresas que empregam mais de 150 pessoas [...]
Empresário de Cernache espalha tecnologia pelo mundo

Fernando Amaral: “80% do que sou, como homem de negócios, aprendi-o com o meu pai que tinha uma mercearia.”

Nascido em Cernache do Bonjardim há 50 anos, Fernando Amaral é hoje um dos maiores empresários de sucesso na área das tecnologias de informação em Portugal. A Comarca da Sertã veio conhecer o empreendedor que, há dez anos, comprou a área de negócio que dirigia numa das maiores consultoras mundiais, a Capgemini. Hoje, lidera um grupo de oito empresas que empregam mais de 150 pessoas, com operações próprias em quatro continentes e projetos implementados em quase cem países. Mas, afirma com grande orgulho, “80 por cento do que sou, como homem de negócios, aprendi-o com o meu pai, que tinha uma mercearia de que, muitos dos nossos leitores, ainda se lembrarão”.

Cidadão do mundo, tendo visitado, em trabalho ou lazer, mais de 50 países, é a Cernache do Bonjardim que volta com frequência e onde traz, com orgulho, empresários de todo o mundo a conhecer a sua terra natal. Não esconde a alegria quando fala do local que o viu nascer há meio século e onde deu os primeiros passos na informática. Era, como diz, “conhecido como o miúdo que mais percebia de computadores no concelho”. Fama que lhe permitiu granjear a confiança de, ainda antes de entrar na universidade, informatizar toda a base-de-dados de utentes do Centro de Saúde da Sertã. Esteve ainda ligado à origem da Rádio Condestável com um grupo de amigos que ficou para sempre e com os quais mantem uma relação de grande proximidade.

Troca curso de Direito pela programação

Tendo entrado em Direito, na Universidade de Lisboa, onde estaria assegurada uma carreira de sucesso, cedo a programação leva a melhor. Na altura, final dos anos 80, lembra, “a programar, ganhava mais que os professores que me davam aulas na Universidade”. O curso, esse, ficou por finalizar, mas iniciava-se uma carreira de sucesso, que passou da programação ao desenvolvimento de negócio. Fernando Amaral era agora Senior Manager numa das maiores consultoras mundiais, a Capgemini.

“Depois de um estágio de vinte anos para empresário, libertei-me do colete de forças das ideias rígidas das multinacionais e comprei a unidade que geria”, conta o empreendedor, que acrescenta: “eu, e mais 13 pessoas, passámos do conforto de um iate para a imprevisibilidade de uma casca de noz. Estávamos em 2009, pleno olho do furacão da crise mundial que assolou particularmente o nosso país.

Mas, quem me conhece, sabe bem que são estes desafios que mais me motivam”. E, apenas dois anos depois, o empresário de Cernache comprava a empresa de software leiriense, Alidata, na qual já tinha trabalhado. “Costumo dizer que comprei todas as empresas onde trabalhei”, diz Fernando Amaral, enquanto solta um sorriso franco.

A criação de um grupo multinacional de sucesso

Em simultâneo, adquire novas empresas, dá início à internacionalização do grupo, com a constituição de empresas em Angola, Moçambique, Brasil e China, e cria o ‘Sendys Group’, que, no total, emprega hoje mais de 150 pessoas e tem uma faturação de cerca de 9 milhões de euros, sendo que 40 por cento provem do mercado externo.

Mas é na Sertã que está o ponto nevrálgico do Sendys Group, concelho onde estão sedeadas as empresas portuguesas e onde o grupo fixou a Lab Seal, pólo de desenvolvimento das soluções mais inovadoras a implementar pelas restantes companhias e que foi inaugurada pelo Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em 2015. Daqui, já saiu tecnologia de ponta para os quatro cantos do mundo.

“Tenho uma profunda ligação a esta terra e procuro sempre devolver o que ela me proporcionou. Quero criar ainda mais emprego e ajudar a fixar no concelho pessoas altamente qualificadas. Contribuir, modestamente, para a fixação de população e combater a desertificação do interior, onde há uma qualidade de vida como em nenhum outro lugar”, assegura Fernando Amaral, que acrescenta: “desde sempre que privilegiei a contratação de talento do concelho. Temos pessoas altamente qualificadas e com uma capacidade de trabalho e sentido de compromisso como nunca encontrei noutro lugar”.

Empregar pessoas do concelho

Em permanente recrutamento de quadros, com formação superior nas áreas de tecnologias de informação, o grupo foi nomeado, pela revista de recursos humanos, ‘Human’ como empresa de excelência para trabalhar em Portugal. Sertã, Leiria e Lisboa poderão ser os destinos, mas também Brasil, China e PALOP, como Angola, Moçambique ou Cabo Verde.

O grupo fundado por Fernando Amaral tem hoje mais de 11 mil clientes diretos e 35 mil utilizadores que, todos os dias, em qualquer local do planeta, recorrem às soluções tecnológicas disponibilizadas pelas oito empresas que constituem o Sendys Group.

Uma das empresas, a Alidata, tem implementações realizadas em 98 países. Trata-se de uma solução inovadora de gestão documental e de impressão que valeu à empresa, recentemente, um reconhecido prémio internacional. Trata-se de uma aplicação adotada pelo gigante japonês de impressão, a OKI, cujo vice-presidente mundial visitou, a convite de Fernando Amaral, um verdadeiro embaixador da região, o concelho da Sertã, onde provou a cozinha regional e ficou impressionado com a paisagem.

A família e os negócios

Das oito empresas que constituem o grupo, apenas uma não é de base tecnológica. Trata-se da Marca Criativa, uma reconhecida agência de marketing, gerida por José Amaral, irmão de Fernando. “Ao contrário de todos os manuais de gestão, que dizem para não envolver a família nos negócios, para mim, a família sempre foi o meu suporte neste empreendimento. Se o José dirige uma das empresas, o Pedro é o meu ‘braço direito’ na gestão das sete tecnológicas”. Trabalho de grande responsabilidade, particularmente quando está em causa a gestão das duas mais antigas empresas de software portuguesas: a Alidata e Sendys que, este ano, completam 35 anos de atividade. A Sendys desenvolve software sobretudo para a área de serviços, com clientes em sectores tão diversos como banca, seguros, financeiro, contabilidade ou hoteleiro. Já a Alidata apresenta soluções tecnológicas para a indústria e é líder nacional no segmento de software para gestão de oficinas de reparação automóvel.

FernandoAmaral-CSerta.png
Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.