Notícias

Automatização e digitalização como grandes desafios

“A tendência é a gestão totalmente integrada, desde o armazenamento, inventário, cargas, expedição, rotas e sistemas de e-commerce e m-commerce" - Cristina Cardoso, Alidata
Automatização e digitalização como grandes desafios

A par da sempre requerida preocupação com a segurança informática dos dados e de toda a infraestrutura, a mobilidade, a automatização e a digitalização de processos são atualmente os grandes drivers que movimentam o negócio da gestão de armazéns. O objetivo é alcançar uma gestão totalmente integrada dos armazéns e dos fluxos de mercadorias, agilizando processos e reduzindo erros e tempos de entrega. Um desafio que tem ainda muito que evoluir, até que se atinja a massificação da integração das plataformas com a robótica.

(...)

Na perspetiva de Cristina Cardoso, chief sales officer da Alidata, os grandes drivers nesta área de negócio “continuam a ser a mobilidade, a automatização e a virtualização/digitalização de processos”, a par de uma "grande preocupação com a segurança informática dos dados e de toda a infraestrutura”. A tendência, diz, “é a gestão totalmente integrada dos armazéns e dos fluxos das mercadorias, desde o armazenamento, inventário, cargas, expedição, rotas e sistemas de e-commerce e m-commerce".

Na sua opinião, “digitalizar todos os processos de gestão dos armazéns e torná-los mais inteligentes é o grande desafio e desejo das empresas, seja ao nível de localizações, identificação, etiquetagem, embalagem, produção, carga e expedição, planeamento de rotas, gestão de stocks, compras, vendas, clientes e fornecedores, ou outros".

(...)

“A tendência é a gestão totalmente integrada, desde o armazenamento, inventário, cargas, expedição, rotas e sistemas de e-commerce e m-commerce"

Cristina Cardoso, Alidata


Também na Alidata “o negócio tem evoluído de forma muito positiva”, graças à "crescente procura deste tipo de soluções por parte do mercado”. Segundo Cristina Cardoso, os clientes procuram cada vez mais “um único parceiro na área de TI que atue em diversas áreas e que consiga oferecer serviços competentes, seja na consultoria, software, hardware, segurança informática, redes, infraestrutura, equipamentos ou videovigilância”, entre outros.

A nível dos modelos de comercialização das soluções de software de gestão da Alidata, “é o cliente que decide qual a solução que melhor se adapta à sua empresa, necessidades, expetativas e visão”. A empresa oferece “a garantia de escalabilidade e permite a aquisição de módulos ou ferramentas à medida das necessidades e orçamento, de acordo com o crescimento de cada empresa”, garante a responsável.

Nesta empresa, 2019 “foi mais um ano de crescimento, com um volume de negócios de 8,6 milhões de euros (dados referentes ao grupo Alidata). Para isso contribuiu a implementação de projetos em muitas novas geografias (87 países em quatro continentes) e a crescente necessidade das empresas em fazer a sua transformação digital, explica a responsável. Em 2020, a empresa está focada “no desenvolvimento de novas soluções e funcionalidades que tornem as empresas mais modernas e eficientes, digitais e seguras. Para tanto, a Alidata delineia uma estratégia “que lhe irá permitir crescer e angariar novos clientes, com base no seu sucesso, que é também o nosso”, conclui a responsável.

(...)

NOVIDADES E INVESTIMENTOS ALIDATA

O software Alidata está em constante desenvolvimento, pelo que as novas funcionalidades estão sempre a ser introduzidas, o que obriga a constantes investimentos. É um processo contínuo de investigação, melhoria, desenvolvimento e investimento, para que as soluções de gestão Alidata acompanhem as tendências e exigências do mercado.

A empresa continua a apostar em soluções de mobilidade, capacidade preditiva, reporting, automatização e virtualização/ digitalização. O objetivo é que aumentem a eficiência e produtividade logística, reduzam o número de operações, minimizem ou eliminem erros nas expedições, melhorem o cumprimento dos prazos de entrega e reduzam o tempo nas diversas tarefas da cadeia de abastecimento.

A Alidata está a dotar as empresas de soluções que permitam gerir, controlar e monitorizar, em tempo real, a performance a nível do desempenho logístico, simplificando o processo de tomada de decisão do gestor, e evitando a proliferação de soluções desintegradas que tornam a execução dos processos morosa, com fluxos de informação redundantes e desatualizados.

LER PDF

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.