Notícias

Até onde vão as tecnológicas da região para captar e reter talentos

“Os candidatos procuram o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, benefícios associados, bem-estar no trabalho, novos desafios, entre muitos aspetos a que correspondemos”.
Até onde vão as tecnológicas da região para captar e reter talentos

(...)

A Alidata tem os seus colaboradores repartidos por Leiria, Sertã, onde tem um pólo de desenvolvimento tecnológico, Angola, moçambique e na implementação da solução Sendys Explorer, desenvolvida pela Alidata e implementada em cerca de uma centena de países. “Se considerarmos a sinergia de recursos humanos e projetos com a softwarehouse Sendys, pertencente ao mesmo grupo, passamos para 68 colaboradores”, refere o CEO.
Antecipando os desafios nesta área, o grupo tem vindo a reforçar a política de captação e retenção de talentos. “Os resultados são amplamente satisfatórios, o que faz da Alidata uma das tecnológicas nacionais com menores índices de rotatividade.”
Fernando Amaral adianta que nos últimos dois anos saíram da empresa cinco colaboradores. Quanto ao recrutamento ou “captação de talento” como prefere designar, afirma que “é um processo constante na Alidata”. O departamento de recursos humanos da empresa “está em permanente hunting de talentos”. “Investimos em pessoas, pelo que quando detetamos recursos que podem ser uma mais-valia, contratamos”, explica.
Neste momento são três oportunidades em aberto: Programador .Net, Programador Full-stack e Consultor de Projetos. Adverte, contudo, que se trata de “uma realidade sempre muito dinâmica”.
No que diz respeito à dificuldade em contratar, afirma: “Apenas contratamos os melhores especialistas em cada área, o que não facilita o recrutamento. E é ai que reside o maior desafio: encontrar os melhores talentos”.
O desafio é ainda maior porque, segundo informa, além de encontrar pessoas com os perfis técnicos de que necessitam, procuram que tenham capacidade de interpretar a visão estratégica do negócio. “Por isso, fazemos um grande e reconhecido investimento nas pessoas, que envolve employer branding e ações de qualificação e desenvolvimento”.
Quanto aos aspetos que podem contribuir para fixar os colaboradores, o CEO refere que a Alidata procura dar resposta às ambições e expetativas das pessoas. “Os candidatos procuram o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, benefícios associados, bem-estar no trabalho, novos desafios, entre muitos aspetos a que correspondemos”.

(...)

LER PDF

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.