Notícias

Softwarehouse Alidata celebra quatro décadas de existência e de crescimento

A Alidata está a celebrar quatro décadas de actividade. O Grupo Sendys emprega 150 pessoas, 60 delas em Leiria, e opera em cerca de 30 países, com destaque para Angola, Moçambique e Portugal.
Softwarehouse Alidata celebra quatro décadas de existência e de crescimento

Notícia publicada no Jornal de Leiria


A ‘softwarehouse’ de Leiria Alidata está a celebrar quatro décadas de actividade.

Criada em Janeiro de 1984, a partir de 2011, integrou uma parceria estratégica com a Sendys, que resultou numa fusão que deu origem ao Sendys Group.

As duas empresas contam, hoje, com mais de dez mil clientes directos.

A integração da Alidata no universo Sendys aconteceu por dois motivos, recorda o ‘chairman’ do grupo empresarial, Fernando Amaral.Uma “racional” e uma “emotiva”.

“A primeira é que a Alidata tem o melhor ERP (‘software’ de gestão) de Portugal. É uma empresa nascida numa região fantástica, com pessoas e empresas empreendedoras, e isso reflecte-se neste ‘software’ de excelência, que acaba por ter uma complementaridade com o ‘software’ da Sendys”, conta. 

A segunda, a emotiva, prende-se com o facto de este responsável, natural de Cernache do Bonjardim, ter trabalhado durante alguns meses na Alidata, quando era muito novo, e ter sempre seguido o desenvolvimento da empresa de Leiria, no seu percurso profissional.

O Grupo Sendys emprega 150 pessoas, 60 delas em Leiria, e opera em cerca de 30 países, com destaque para Angola, Moçambique e Portugal.

A maior parte da força de trabalho está em Leiria, Lisboa, e em Cernache do Bonjardim, pois a tecnologia veio facilitar o acesso remoto aos clientes, fazer implementações e parametrizações, sem implicar deslocações.

Fernando Amaral sublinha que os últimos anos têm obrigado a uma linha de crescimento difícil e muito rápida.

“Na gestão documental, com o CRM e o BPM, ou a gestão de processos e aprovações, o Covid teve um papel muito importante, porque, numa semana, conseguiu explicar melhor do que nós, em anos, o trabalho remoto, o acesso à informação em qualquer sítio e a qualquer hora, a internacionalização dos negócios e os sistemas na ‘cloud’. Em poucas décadas, tudo mudou e nós tivemos de acompanhar esta nova dinâmica. Mas, ao mesmo tempo, têm sido anos de crescimento nas empresas do grupo e na Alidata em particular”, afirma.

 

ERP Alidata e Integração de IA

Entre os planos futuros, a empresa de Leiria está o desenvolvimento de um novo módulo de Inteligência Artificial para a versão mais recente do ERP Alidata. 

“A inovação está no nosso ADN, mas, por vezes, para respeitar os ritmos do tecido empresarial, temos de ser conservadores nos nossos avanços”, reconhece Fernando Amaral.

O ERP da Alidata, nascido e desenvolvido na região de Leiria, está vocacionado para as áreas automotiva, industrial e de manutenção, enquanto as soluções Sendys se focam na gestão para o sector financeiro, de serviços e em médias e grandes empresas.

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.