Notícias

Soluções Alidata EDIWheel - PRICAT em destaque na Revista dos Pneus

A Alidata desenvolveu uma interface com EDIWheel – PRICAT que surgiu face à necessidade de minimizar o trabalho e o erro em tarefas administrativas recorrentes de atualização de informação importante do setor dos pneus.
Soluções Alidata EDIWheel - PRICAT em destaque na Revista dos Pneus

Minimizar o trabalho e o erro

Por: Bruno Castanheira

O desenvolvimento da interface com EDIWheel – PRICAT surgiu face à necessidade de minimizar o trabalho e o erro em tarefas administrativas recorrentes de atualização de informação importante do setor dos pneus, no qual a Alidata tem conquistado inúmeros clientes, dada a aposta na especialização e desenvolvimento de necessidades específicas do mundo dos pneus. Este software inclui um “price catalog”, ficheiro csv num formato EDI específico dos pneus, criado pelos principais fabricantes/marcas. A saber: Bridgestone; Continental; Cooper-Avon; Falken; Giti Tire; Goodyear-Dunlop; Hankook; Kumho; Marangoni; Maxxis; Michelin; Nokian; Pirelli; Toyo; Vredestein; Yokohama.

COMPÊNDIO DE INFORMAÇÃO

A EDI (Electronic Data Interchange – troca eletrónica de dados) consiste numa transmissão automática de dados, conforme acordo entre parceiros comerciais. As mensagens eletrónicas são enviadas e processadas, automaticamente, pelas empresas envolvidas. No fundo, o processo de EDI reside na adoção de mensagens estruturadas que foram geradas e padronizadas com base nas necessidades de comunicação comercial, financeira e logística entre parceiros de negócio. O setor dos pneus tem cada vez mais legislação associada e há diversas informações que são mesmo obrigatórias em determinados documentos, como medidas e índices de velocidade, de ruído, de eficiência energética e de aderência, só para citarmos alguns exemplos. Na ficha de produto que consta no software Alidata, foi criado um separador específico para o tipo de produto - pneus, onde é possível aceder, à distância de um clique, a todas as informações e características de cada pneu.

Através da interface com EDIWheel, todos estes dados são atualizados de forma automática. O software Alidata possibilita importar toda esta informação do PRICAT para as próprias fichas de produto ou para o preçário.

As marcas enviam, mensalmente, para os distribuidores, oficinas ou outras um ficheiro com as características e preços de cada referência de pneu do fabricante. O projeto de desenvolvimento desta interface tem já a sua primeira fase concluída, permitindo a integração do PRICAT abrir a ficha de produto (caso ela não exista), atualizar preços de compra (e, consequentemente, de venda) dos pneus pela sua referência e atualizar, de forma automática, características técnicas de cada pneu/referência. Para uma segunda fase, já prevista no roadmap da Alidata, fica o desenvolvimento de mais ligações na interface, como a consulta de stock, o envio da encomenda e a receção da fatura.

 

LER NA ÍNTEGRA

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.