Notícias

Inteligência ao serviço dos armazéns

Instalações vitais na atividade de uma empresa, os armazéns contam agora com aliados tecnológicos que permitem otimizar as operações e recursos disponíveis para fornecer serviços com um máximo de qualidade e um mínimo de custos. A visão de um armazém tradicional onde os trabalhadores moviam caixas de um lado para o outro, carregando e distribuindo paletes em empilhadores pertence cada vez mais ao passado.
Inteligência ao serviço dos armazéns

Gerir um armazém já não é sinónimo de uma operação rotineira e simples: no ecossistema tecnológico dos armazéns atuais as mercadorias são recebidas, identificadas, classificadas e distribuídas de forma automática. Os sistemas mais avançados podem mesmo automatizar toda a operação dos fornecedores aos clientes. A automação veio para ficar e está mais presente do que nunca nos novos armazéns inteligentes, melhorando o desempenho e a produtividade, aumentando a eficiência operacional e minimizando os erros e a intervenção humana. A flexibilidade é uma das características dos sistemas inteligentes, o que permite às empresas do setor oferecer soluções adaptadas às necessidades em constante evolução dos seus clientes.

(…)


Flexibilidade é também uma palavra-chave no vocabulário de Fernando Amaral, partner da Alidata Software, ao apresentar o contributo da mais antiga ‘softwarehouse’ nacional, que celebra este ano 35 anos.
O foco passa por harmonizar a componente técnica do produto e as necessidades operacionais do negócio para “responder às questões cada vez mais exigentes colocadas pelos gestores das áreas logísticas das empresas”, sublinha, enfatizando o papel das tecnologias na estratégia das empresas, que operam num cenário de crescente desmaterialização, globalização e conetividade. “Tornaram-se dinamizadoras do progresso e crescimento económico e estão no centro de todas as estratégias, quer das organizações, quer das pessoas”, destaca. Realçando que as soluções são totalmente desenvolvidas ‘inhouse’, Fernando Amaral diz que o ‘software’ “é totalmente adaptável às necessidades concretas e específicas de cada empresa, em função do grau de complexidade da operação e do nível de automatização do armazém”.

(...)

 

As novas funcionalidades estão sempre a ser introduzidas, o que obriga a constantes investimentos e a um processo contínuo de investigação e melhoria para acompanhar as tendências e exigências do mercado, acrescenta Fernando Amaral.
“Na área da logística, continuamos a apostar em soluções de mobilidade, capacidade preditiva, ‘reporting’, automatização e virtualização/digitalização, que atualmente têm liderado a procura por parte dos clientes”, diz o responsável da Alidata.
O objetivo é aumentar a eficiência e produtividade logística, reduzir o número de operações, eliminar erros nas expedições, melhorar o cumprimento dos prazos de entrega, reduzir o tempo nas diversas tarefas da cadeia de abastecimento e reduzir os custos originados pelas datas de validade.
Segundo Fernando Amaral, as empresas apostam na gestão totalmente integrada dos armazéns e dos fluxos das mercadorias, desde o armazenamento, inventário, cargas, expedição, rotas, sistema de e-commerce e ‘m-commerce’ (lojas online), uma tendência também visível nas empresas de menor dimensão.
Por isso, “é importante oferecer garantia de escalabilidade e permitir a aquisição de módulos ou ferramentas à medida das necessidades e orçamento dos clientes”, sugere.
E reforça a ideia: “é imperativo que os armazéns sejam cada vez mais inteligentes, ao nível de localizações, identificação, etiquetagem e embalagem, da produção/ transformação, até à gestão da carga e expedição, passando pelo planeamento de rotas e gestão rigorosa de stocks, compras, vendas, clientes e fornecedores”.

(...)

 

Perspetivas de negócio positivas, mas com desafios


As empresas do setor vivem um bom momento e estão otimistas para 2019. O negócio tem evoluído forma positiva, adianta Fernando Amaral, acrescentando que 2018 terminou de acordo com as previsões.
O Sendys Group, do qual faz parte a Alidata, registou em 2017 o seu melhor ano de sempre com um volume de negócios de 8,1 milhões de euros (+9,46% face a 2016), sendo 2018 um ano de consolidação e crescimento. “Para este crescimento contribuiu o alargamento das geografias onde as empresas do grupo têm projetos implementados (mais de 20 países nos cinco continentes) e ainda a entrada no mercado chinês. Atualmente a Alidata tem escritórios em seis países: Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Brasil e China, e prevê em 2019 alcançar um crescimento em linha com o dos anos anteriores, “alavancado pela transformação digital e por gestores mais abertos à inovação”, considerou.

(...)

 

Soluções e novidades para 2019

 

ALIDATA


A Alidata produz soluções integradas de software de gestão de armazéns disponíveis em várias plataformas que permitem fazer toda a gestão de stocks e gerir a movimentação física de mercadoria dentro de um armazém ou plataforma logística, desde a receção à expedição.
De entre as principais funcionalidades destacam-se: gestão de stocks, gestão de lotes, gestão de localizações, criação de documentos de movimento, descarregar informação de uns documentos para outros, fazer a expedição de vendas e receção de encomendas a fornecedores, impressão automática de etiquetas nas entradas de produto, fazer inventário online ou por leitura de códigos de barra, acertos de inventário, visualizar stock detalhado por armazém, etc. Aposta em dotar as empresas de soluções que permitam a gestão, o controlo e a monitorização, em tempo real, da performance da empresa ao nível do seu desempenho logístico, simplificando o processo de tomada de decisão do gestor e evitando a proliferação de soluções desintegradas que tornam a execução dos processos morosa, com fluxos de informação redundantes e desatualizados.

 

LER NA ÍNTEGRA

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.