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Dimensão “é factor mais significativo” face ao RGPD

Em entrevista para o Computerworld, Fernando Amaral, o director-geral da organização, observa que os desafios evidenciados entre os seus clientes para garantir o cumprimento das regras, são “muito semelhantes”.
Dimensão “é factor mais significativo” face ao RGPD

Fernando Amaral, líder da Sendys, nota que os clientes debatem-se com elementos determinantes como o número de utilizadores, dispersão dos dados e dimensão real das bases de dados.

O grupo Sendys apresentou recentemente a sua proposta sobretudo de serviços aos quais as empresas poderão recorrer para preparar a sua conformidade com o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD). Em entrevista para o Computerworld, Fernando Amaral, o director-geral da organização, observa que os desafios evidenciados entre os seus clientes para garantir o cumprimento das regras, são “muito semelhantes”.

Envolvem, por exemplo, não só os fluxos internos mas também a organização e documentação da informação.

Computerworld ‒ Como é que o grupos Sendys quer diferenciar a sua oferta de serviços para a preparação e manutenção de conformidade das empresas com o RGPD?

Fernando Amaral  No Sendys Group disponibilizamos uma oferta transversal e competente de serviços que nos permite prestar a cada cliente um apoio integrado, no âmbito deste regulamento. Desde o momento inicial de consciencialização, enquadramento e esclarecimento, à formação inicial, apoio na implementação de processos, até à manutenção da conformidade, após todos os procedimentos terem sido implementados.

CW ‒ Que metodologia pretendem adoptar?

FA  A metodologia que desenhámos para a Sendys e Alidata assenta em três fases: auditoria, consultoria e implementação, e manutenção. A auditoria consiste na avaliação detalhada da situação atual e análise legal, processual e tecnológica da empresa.

Segue-se a consultoria e implementação que visa a adequação e cumprimento do RGPD, seguido da manutenção que assenta na gestão e monitorização da continuidade da conformidade dos processos com o quadro regulatório.

CW ‒ Quais são principais desafios que nota entre os clientes do grupo  Sendys?

FA  Os desafios, quanto ao cumprimentos do RGPD, são muito semelhantes entre os clientes Alidata e Sendys. O factor mais significativo tem a ver com a dimensão de cada um, quanto ao número de utilizadores, dispersão de dados e à dimensão efectiva da base de dados; dos processos internos e fluxos de informação; e da própria documentação e organização da informação.

CW ‒ A vossa oferta envolve algum tipo de parceria para disponibilizar por exemplo consultoria jurídica?

FA  Sim, disponibilizamos uma equipa multidisciplinar para tratar este tema da forma mais competente, de acordo com as especificidades de cada cliente. Assim, disponibilizamos todos serviços e produtos, de forma transversal, que englobam as áreas de serviços jurídicos e consultoria legal, consultoria e auditoria para a proteção e privacidade de
dados, e na área da cibersegurança.

CW ‒ E que serviços de formação poderão ser disponibilizados?

FA  Sendys e Alidata disponibilizam formação modular, de acordo com as necessidades específicas e o estado da implementação do RGPD em cada empresa. Normalmente é ministrada e enquadrada num plano de acção.

Assim, pode ser no âmbito geral da proteção de dados dentro das empresas, focado na conformidade, ou mesmo à medida e de acordo com os processos da empresa. A formação pode ser básica, intermédia ou avançada, dependendo do nível de conhecimento dos formandos e objectivos para cada colaborador.

Também poderá assumir-se como genérica ou à medida de diferentes sectores de actividade e funções dos colaboradores (RH, marketing, administrativo, entre outros).

Temos um plano predefinido, mas ajustamos de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

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