Dimensão “é factor mais significativo” face ao RGPD
Fernando Amaral, líder da Sendys, nota que os clientes debatem-se com elementos determinantes como o número de utilizadores, dispersão dos dados e dimensão real das bases de dados.
O grupo Sendys apresentou recentemente a sua proposta sobretudo de serviços aos quais as empresas poderão recorrer para preparar a sua conformidade com o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD). Em entrevista para o Computerworld, Fernando Amaral, o director-geral da organização, observa que os desafios evidenciados entre os seus clientes para garantir o cumprimento das regras, são “muito semelhantes”.
Envolvem, por exemplo, não só os fluxos internos mas também a organização e documentação da informação.
Computerworld ‒ Como é que o grupos Sendys quer diferenciar a sua oferta de serviços para a preparação e manutenção de conformidade das empresas com o RGPD?
Fernando Amaral ‒ No Sendys Group disponibilizamos uma oferta transversal e competente de serviços que nos permite prestar a cada cliente um apoio integrado, no âmbito deste regulamento. Desde o momento inicial de consciencialização, enquadramento e esclarecimento, à formação inicial, apoio na implementação de processos, até à manutenção da conformidade, após todos os procedimentos terem sido implementados.
CW ‒ Que metodologia pretendem adoptar?
FA ‒ A metodologia que desenhámos para a Sendys e Alidata assenta em três fases: auditoria, consultoria e implementação, e manutenção. A auditoria consiste na avaliação detalhada da situação atual e análise legal, processual e tecnológica da empresa.
Segue-se a consultoria e implementação que visa a adequação e cumprimento do RGPD, seguido da manutenção que assenta na gestão e monitorização da continuidade da conformidade dos processos com o quadro regulatório.
CW ‒ Quais são principais desafios que nota entre os clientes do grupo Sendys?
FA ‒ Os desafios, quanto ao cumprimentos do RGPD, são muito semelhantes entre os clientes Alidata e Sendys. O factor mais significativo tem a ver com a dimensão de cada um, quanto ao número de utilizadores, dispersão de dados e à dimensão efectiva da base de dados; dos processos internos e fluxos de informação; e da própria documentação e organização da informação.
CW ‒ A vossa oferta envolve algum tipo de parceria para disponibilizar por exemplo consultoria jurídica?
FA ‒ Sim, disponibilizamos uma equipa multidisciplinar para tratar este tema da forma mais competente, de acordo com as especificidades de cada cliente. Assim, disponibilizamos todos serviços e produtos, de forma transversal, que englobam as áreas de serviços jurídicos e consultoria legal, consultoria e auditoria para a proteção e privacidade de
dados, e na área da cibersegurança.
CW ‒ E que serviços de formação poderão ser disponibilizados?
FA ‒ Sendys e Alidata disponibilizam formação modular, de acordo com as necessidades específicas e o estado da implementação do RGPD em cada empresa. Normalmente é ministrada e enquadrada num plano de acção.
Assim, pode ser no âmbito geral da proteção de dados dentro das empresas, focado na conformidade, ou mesmo à medida e de acordo com os processos da empresa. A formação pode ser básica, intermédia ou avançada, dependendo do nível de conhecimento dos formandos e objectivos para cada colaborador.
Também poderá assumir-se como genérica ou à medida de diferentes sectores de actividade e funções dos colaboradores (RH, marketing, administrativo, entre outros).
Temos um plano predefinido, mas ajustamos de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.