Notícias

ALIDATA: DO PRODUTOR AO CLIENTE (ESPECIAL LEIRIA)

Nos últimos 10 anos o negócio da Alidata sofreu uma enorme mudança. Apesar de manter a sua especialização no setor auto, a empresa torna-se mais ágil, mais moderna e mais atual, como forma de corresponder às necessidades da cada cliente.
ALIDATA: DO PRODUTOR AO CLIENTE (ESPECIAL LEIRIA)

É  grande a evolução que houve no negócio da Alidata ao longo dos seus 34 anos de atividade. Durante muitos anos a empresa teve (e tem) o seu core business no setor automóvel, especialização que não perdeu e aliás até tem vindo a reforçar, mas tem vindo a diversificar a sua abrangência para outros setores de atividade, como a indústria e serviços, para além de um bem sucedido processo de internacionalização. “A lógica de negócio mudou e, como tal, a Alidata também mudou”, refere Fernando Amaral, Ceo da empresa, explicando que hoje as soluções que disponibilizam servem para serem o principal auxílio de qualquer gestor e de qualquer organização e não apenas um mero software para passar faturas”.

Para o setor automóvel a Alidata tem continuado a investir em soluções que realmente correspondam à necessidade específica do negócio das oficinas ou das peças. “É dos setores mais específicos que existe, que exige muito conhecimento do mesmo e uma adaptação constante aos detalhes”, afirma Fernando Amaral, enaltecendo que a Alidata é a “praticamente  a única empresa do setor que poderá desenvolver com qualquer empresa do setor um projeto completo, com todas a suas valências, desde o desenvolvimento da solução à medida até à solução instalada”.

Fazendo parte de um dos três maiores grupos portugueses na área do software, um dos aspetos diferenciadores da empresa é a abordagem direta ao cliente. “Somos produtores de software e o nosso cliente não é um distribuidor qualquer, mas sim o cliente / utilizador. Isto faz toda a diferença entre quem faz e quem usa”, revela o mesmo responsável, dizendo que outro fator diferenciadoré a diversidade dos produtos que disponibilizamos ao mercado. Não existe em Portugal nenhuma empresa tão abrangente como a nossa em termos de produtos, com a vantagem de  serem desenvolvidos por nós”.

Não menos importante, para Fernando Amaral, é que a Alidata “já não vende licenciamentos, mas sim projetos. Diria que que este é o maior fator diferenciação, pois desenvolvemos projetos em função da necessidade de cada realidade empresarial”.

Os mais recentes investimentos da Alidata têm sido feitos para o setor dos pneus, receção ativa e mobilidade, mas também ajudando as empresas no sentido digitalização dos seus processos, e ainda no desafio das integrações de soluções distintas, que são uma constante na atividade do setor automóvel. Diga-se que para este setor, a Alidata desenvolveu interfaces com o Tec Doc, Autodata, Eurotax, GT Estimate, Axi Expert, entre outros.

Mesmo tendo aumentado as suas vendas no distrito de Leiria, a verdade é que neste momento apenas 35% dos negócios da empresa são realizados na sua região, fruto do crescimento do negócio da Alidata nas restantes regiões de Portugal e no estrangeiro, onde tem aumentado muito a sua carteira de clientes.

 

Partilhar

Contacte-nos. Clique aqui.

Se necessita de mais informações, deixe-nos
a sua mensagem e entraremos em contacto consigo.


NEWSLETTER ALIDATA

Subscreva e mantenha-se informado!

Sem spam. A qualquer momento poderá cancelar esta subscrição. Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.