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A Oficina digital está aí

Digitalização, indústria 4.0 e quarta revolução industrial. Com certeza que já ouviu falar destas expressões. Mas sabe o que são e como influenciam o seu negócio?
A Oficina digital está aí

Digitalização, indústria 4.0 e quarta revolução industrial. Com certeza que já ouviu falar destas expressões. Mas sabe o que são e como influenciam o seu negócio?

Há expressões que entram no nosso quotidiano, mas não passam de uma moda fugaz. Estas, garanto-lhe, vieram para ficar e transformar a sua empresa, qualquer que seja o setor, dimensão ou geografia. 

As empresas do aftermarket automóvel não são exceção. É fundamental terem uma estratégia de digitalização assente em dois vetores: serviço ao cliente, apresentando-lhe um real valor acrescentado, e desmaterialização de processos internos, com vista à economia de recursos, como mão de obra, papel, peças e outros. A sustentabilidade das empresas irá estar, a breve trecho, diretamente ligada à rapidez de implementação de uma estratégia de digitalização. 

Num mundo em pleno processo de transformação digital, onde dispomos de todo o tipo de serviços a partir de um smartphone, é urgente que o setor oficinal dê o próximo passo. Hoje, o cliente exige serviços que superem a sua expectativa e valoriza uma experiência única e diferenciada que o faça sentir-se especial. Como? Em momentos tão simples, como aquele em que o cliente é recebido na oficina e, a partir da leitura da matrícula num tablet, já sabe o tipo de manutenção a fazer. Ou a disponibilização do histórico de manutenções e reparações num portal do cliente, a que este pode aceder, agendar a próxima revisão ou alterar a morada, receber a fatura por email ou ser avisado, por SMS, de que a intervenção está realizada e pode levantar o veículo. Ah, e quem não gosta de receber uma mensagem de parabéns no seu dia de aniversário? 

Estes são apenas breves exemplos práticos de como a digitalização pode alavancar a poupança, eficiência e rapidez, através da desmaterialização de processos, mas, também, o nível de satisfação do cliente, com uma relação mais próxima, transparente e imediata. A somar a isto, os próprios veículos são cada vez mais digitais, inteligentes e comunicantes. E estão em condições de estarem, cada vez mais, conectados com os diversos sistemas de informação das empresas. Podemos dizer, com toda a confiança, que a oficina do futuro será digital.

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